top of page

DICAS

​
Gengivite
​
         É uma inflamação da gengiva é o estágio inicial da doença e a mais fácil de ser tratada.
         A causa direta da doença é a placa, ou biofilme - uma película  fina e densa  que surge em áreas onde a higienização não foi tão eficaz! 
         Se a placa não for removida pela escovação, e o uso diário de fio/fita dental, as bactérias ali presentes produzem toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite.
      Porém, quando não escovamos ou fazemos uso do fio/fita dental com frequência, o biofilme (normalmente de cor amarelo pálido) pode endurecer e se transformar em tártaro, ficando mais espesso e sendo retirado apenas por dentistas, com ferramentas profissionais.
       Este estágio inicial da doença gengival, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.
​
Como prevenir ?
​
         Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e calcifica,(torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la.
         
Você pode prevenir a gengivite da seguinte maneira:
•  Escovação correta e uso apropriado do fio/fita dental para remover placa e restos de alimentos, e controle do aparecimento de tártaro;
 •  Alimentação correta para garantir nutrição adequada;
 •  Evitar cigarros e outras formas de tabaco;
 •  Ir ao dentista regularmente.
 •  Existem áreas que a escova não chega então só o fio/fita dental vai garantir uma boa higiene delas! 
 •  Fora isso há sempre aqueles dias que a pressa e outras coisas não nos deixam higienizar como deveríamos! Por isso a cada 6 meses confie num profissional dentista para fazer uma limpeza mais profunda!
​
Cuidados de higienização com sua contenção móvel

​

Contenção Hawley: Quando a contenção é removível, ela deve ser retirada na hora de comer e escovar os dentes. A contenção não deve ser colocada em água quente, tampouco ser exposta à luz do sol, pois pode deformar. Outra dica é deixá-la sempre dentro da caixinha fornecida pelo dentista. É a melhor maneira de conservação e de evitar que ela se perca.

​​

 
Dicas de higienização
​
  1. Sempre limpe a contenção logo que tirar da boca. Nunca guarde úmida com saliva na caixinha.
  2. Escove a contenção com sua escova de dentes sem pasta dental. O creme dental tem componentes abrasivos que tiram o polimento e o brilho da contenção.
  3. Deixe a contenção em imersão em solução de antisséptico bucal por 30 minutos, 1 vez por semana. A resina que compõe a contenção é porosa permitindo que microrganismos se instalem. O antisséptico penetra nas porosidades e reduz essa proliferação.
  4. Cuide apenas com a cor da Solução Antisséptica. Se ela tiver muito corante pode alterar a cor da contenção.
​
  • Contenção fixa:  Em relação à higienização com este tipo de contenção é necessário lembrar que a reta impede a passagem livre do fio dental, então será necessário o uso de um passa-fio, o uso de um fio dental encerado ou com ponta rígida (como o superfloss, por exemplo) para conduzir o fio entre os dentes e por baixo da contenção, mais facilmente.
  • A contenção higiênica foi desenvolvida para permitir a passagem do fio dental sem a necessidade de acessórios como o passa-fio.
​
  • A limpeza daquela parte do dente que fica mais próxima à gengiva é fundamental para a prevenção de gengivite e outros problemas periodontais (relacionados à gengiva e osso da região destes dentes). Por outro lado esta contenção reta é bem mais confortável para o paciente pois fica bem junta aos dentes.
​
Outras dicas de escovação para quem usa aparelho fixo
​
​
Como escovar os dentes?
      Durante a escovação, se estiver usando elásticos intermaxilares, retire-os. Utilize preferencialmente uma escova dental ortodôntica e lembre-se de trocá-la sempre que as cerdas começarem a abrir.
  1. No lado de fora de todos os dentes e no lado de dentro dos dentes de trás, posicione a escova num ângulo de 45ºC na linha da gengiva e faça pequenos movimentos de vai e vem;
  2. Onde houver o fio metálico ortodôntico, introduza e vibre as cerdas da escova entre o dente e o fio. Faça isso com as pontas viradas para baixo e depois para cima.
  3. Você pode fazer o mesmo com uma escova interdental, limpando os espaços entre os dentes e ao redor do aparelho ortodôntico;
  4. Na superfície de mastigação dos dentes, use a escova na horizontal com movimentos de vai e vem;
  5. Na parte de dentro dos dentes da frente, use a escova na vertical com movimentos para cima e para baixo;
  6. Escove a parte de cima da língua.
​​
  • Como usar o fio dental?
 O uso do fio dental é tão importante quanto a escovação. Ele é fundamental para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos que ficam entre os dentes, lugares onde a escova não alcança.​
Após as refeições, além da escovação, limpe os dentes com um fio dental de ponta rígida (super floss) ou utilize um fio normal com a ajuda do passa-fio. Não utilize palitos de dente, eles podem danificar o aparelho ortodôntico.
​
  • Alimentação
Alguns alimentos devem ser evitados, pois podem causar danos ao aparelho, evite:
  • Alimentos duros ou crocantes como pipoca, amendoim, torresmo, frutas com caroço;
  • Doces como biscoitos, balas;
  • Frutas e verduras cruas (maçã e cenoura, por exemplo) sem antes cortá-las em pequenos pedaços.
 
​
​
​
 
​
Cuidados diários e manutenção dos seus alinhadores 
​
  1. Limpe seus alinhadores antes de cada inserção. Use uma escova de dente de cerdas macias, água e uma pequena quantidade de creme dental. Você pode achar que é mais fácil limpar a parte externa de seus alinhadores, escovando-os enquanto ainda estão em seus dentes, em seguida, remover seus alinhadores para escovar as superfícies internas; 
                                                    2. NÃO use limpadores de dentadura para limpar os alinhadores e NÃO mergulhe os alinhadores em soluções de bochechos. Estes produtos podem danificar a superfície do alinhador, tornando-o opaco e mais visível.
​
Higiene Oral Apropriada
​
  1. Remova seus alinhadores para comer e beber. (Você não precisa remover seus alinhadores para beber água fria);
  2. Escove seus dentes e passe fio dental após cada refeição ou lanche antes de recolocar seus alinhadores. Se você não estiver com seus produtos de limpeza ou sua escova de dente, você pode simplesmente fazer um bochecho e enxaguar seus alinhadores em água corrente. Não é a melhor maneira de limpá-los, mas funciona provisoriamente. Assim que possível, faça a higiene apropriada dos seus alinhadores;
  3. Se você tiver alguma dúvida sobre técnicas de higiene, consulte o seu ortodontista;
  4. Exames dentários regulares e limpeza com seu dentista são recomendados para a saúde continuada de seus dentes e gengivas.
  • Kery Somera
  • Kery Somera

© 2019 - Kery Somera

bottom of page